sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O ESPIRITISMO OU A DOUTRINA ESPÍRITA

              
A Doutrina Espírita ou espiritismo, segundo a definição de seu codificador, o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (que adotou o pseudônimo Allan Kardec) é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.   Nascida no século XIX, no dia 18 de Abril de 1857, com a publicação d'O Livro dos Espíritos, se estruturou a partir de diálogos estabelecidos entre o que ele e muitos pesquisadores da época defendiam tratar-se de espíritos de pessoas falecidas a manifestarem-se por meio de médiuns.
Caracteriza-se pelo ideal de compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas clássicas de conhecimento, que seriam a ciência, a filosofia e a moral. Segundo Rivail, cada uma delas, tomada isoladamente, tende a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo.[carece de fontes?] A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre as três, visando à obtenção de uma forma original, a um só tempo mais abrangente e profunda, de se compreender a realidade.
A sua base doutrinária está contida n'O Livro dos Espíritos, primeira das chamadas obras básicas escritas por Rivail sob o pseudônimo Allan Kardec. Nesse livro, consta o resultado preliminar dos diálogos estabelecidos por ele em diversas reuniões mediúnicas com o que seriam espíritos denominados desencarnados (sem o corpo material). A obra é dividida em 1018 tópicos no estilo pergunta–resposta, ordenados didaticamente pelo pedagogo. As questões levantadas em O Livro dos Espíritos serviram como base para os demais livros que compõem a Codificação espírita.
Cabe ressaltar que as doutrinas afro-descendentes como a Umbanda e o Candomblé, o Esoterismo, a Cartomancia, dentre outros, não fazem parte do Espiritismo (ou Doutrina Espírita), conforme comunmente se pensa. Desta forma, o termo popularmente criado Kardecismo, que sugere a existência de diferentes tipos de Espiritismo, é equivocado.
Segundo muitos de seus estudiosos, a doutrina espírita é cristã, apesar de suas concepções teológicas bem diferenciadas no que diz respeito a conceitos como divindade, natureza humana, salvação, graça e destino. Para os espíritas (nome dado aos seguidores do Espiritismo), Jesus Cristo se trata do espírito mais elevado a já ter encarnado na Terrabem como o modelo de conduta para o auto-aperfeiçoamento humano, tendo provado, pela prática da caridade absoluta e pela sua própria encarnação, que o homem pode suportar as provas necessárias para a sua elevação espiritual.
                                
(Fonte: Wikipédia -A Enciclopédia Livre-Google-)-Pesquisa:Rodolfo Antonio de Gaspari-

Nenhum comentário:

Postar um comentário